dezembro 29, 2017

As bibliotecas de Helena





As Bibliotecas Municipais são uma porta aberta para a cidadania activa, palavras de Helena Abreu em Trinta Dias .

Alguns já terão dado conta do meu gosto por Bibliotecas.  Largas horas devo ter passado na sala de leitura da Faculdade onde me deixavam vasculhar livros antigos , daqueles que não era permitido levar para casa. Muito mais cedo me tinha viciado em Bibliotecas - das  itinerantes , como a dos jardins do Mouchão,  durante as férias grandes  em Tomar, às bibliotecas dos Liceus - em Oeiras, no Maria Amália ou no Liceu Salazar. Mas nenhuma delas me fez esquecer a  do meu  Bairro,em Sete Rios.
  A moderna Biblioteca de Oeiras  , bem mais confortável que a antiga --   onde levava a minha filha, ainda  ela não sabia ler, a requisitar livros para as férias grandes --   é uma casa viva. Tudo ali pode acontecer.

 No Portugal «desfavelado» – Haja deus! Grande  parte dos jovens, não terá memória dessa paisagem de bairros de lata que rodeavam Lisboa -  do aeroporto, à cidade universitária e se estendiam pelos arredores –. Mas infelizmente que las hay, las hay ! Há quem precise de, como Carolina, no barraco sem água e sem luz, acordar de noite para ler e escrever à luz da vela.

Por isto e muito mais, as palavras de Helena Abreu valem. É que nem toda a gente consegue aliar a simplicidade  à importância do assunto. 


Sem comentários:

Enviar um comentário