Porque temos esta reverência acrítica pelo escritor publicado?
Porque é que o simples facto de alguém , alguém a quem não se dava especial importância, "publicar",
o
coloca num lugar de destaque e passa a ser
considerado um repositório
especial para o conhecimento da natureza humana? E que efeito tem
esta mudança de atitude – da indiferença à reverência – no trabalho do autor e na literatura de
ficção em particular?
E Vince comenta - Where you been Tim? The
Warholization of the culture has been going on for fifty years. Perhaps you've
been isolated in your bookish ivory tower.
If so, you need to get out some and take a look
around. The cult of personality is running strong in all areas, and in most
cases (once in a great while a real talent slips through) creativity, ability,
integrity and their work have absolutely nothing to do with the fame bestowed
on modern pop icons, regardless of the field, whether it is in the arts,
politics, business, etc. Value and success are determined by the weight and
length of one's resume, and for that promotion is the key. The well-advertised
product will be the "winner", while the less well-advertised product
will be the "loser." The brainwashed masses can't tell the difference
and will buy what they are told. This is how capitalism works.
A propósito de vencedores,
lembrei-me do pregão- And the winner is….!
Uma curiosidade: de 1901 até hoje
foram distribuídos 109 prémios Nobel. Autores de língua Inglesa e Francesa entre os mais premiados ( 30+16) ,
ocupando a França e os Estados Unidos o 1º e 2º lugares.
Entre todos os prémios distribuídos, apenas a 12 autores do sexo feminino foi
concedida tal honra, entre elas Toni Morrisson , a única laureada afro-americana que encontro.
Porque
terá Amantine Lucile Aurore escolhido o pseudónimo Jules Sand para
assinar os seus artigos de Le Figaro (1832) e George Sand para os romances ?
Não, não foi por causa do Nobel que
só apareceu um século depois…
A história de Mary Ann
Evans ( 1819- 80) é semelhante - escolheu um nome masculino – George Eliot- « to ensure her works would be taken
seriously».
A vida das
mulheres não tem sido fácil-- amadas , desde que não ultrapassem uma certa
leveza de espírito , infantilizadas, numa palermice que ainda hoje cultivam ,
muito tempo depois de a coqueterie se ter tornado démodée.
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