dezembro 27, 2010

O que é um comunista explicado aos meus netos

Parece que já nada nos surpreende, os natais, os petiscos, a doçaria conventual. De repente, entre o cabrito e a sobremesa é se apanhado pela pergunta do mais novo do grupo, o Francisco – o que é um comunista?

Lembro-me logo de Jesus Cristo, o Jesus da infância, o tal que era judeu mas que os padres não gostavam que se dissesse. O tal perseguido por um Herodes malvado ainda antes de nascer. O Jesus -herói defensor dos que não tinham casa, não tinham pão, dos doentes, das mulheres-de-má-vida. O tal por causa de quem eu teria arriscado ir para as missões, me predispunha a jejuar, a ir para o convento. Aquele para cuja existência eu pedia explicações, para quem eu pretendia uma elevação toda especial, por culpa de quem me zanguei com todos os padres, que cedo entendi que nada tinham que ver com Cristo – discriminavam como ninguém, socialmente, quem era pobre – os pobres só serviam como termo de comparação, uma espécie de aviso – se não te portas bem o senhor castiga, nós temos, mas eles só terão um bocadinho do que nós não quisermos; quem era preto, cigano, diferente; quem era mulher – as irmãs eram consideradas burras, umas coitadinhas, os padres eram inteligentes; quer uns quer outros, pecadores, mas aos homens perdoavam a fraqueza da carne, a elas, nem o direito ao prazer, nem a dúvidas sobre o estado das coisas. 

Jesus amou a paz, não a guerra santa. Amou a vida e a liberdade, provavelmente não se importaria que chamassem “ aquele que não tem nome”, Alá ou deus Su  ao que dizem que era o pai dele.

Será um comunista um ser que deseja viver em comunidade - de todos tudo o que existe,incluindo o céu e a terra ? Apetecia-me ir à palavra comum e ligá-la talvez a bem- comum, mas arrastava com ela o mal-comum. 

  Um comunista, Francisco, o equívoco mais perto de Jesus Cristo que conheci. Também ele promete o paraíso, mas ainda nesta vida. Para acreditar nisto, é pois necessário ter muita fé. Ninguém conheceu nunca nenhum comunista que o tivesse conseguido; que, como qualquer bom cristão ,se não tivesse conspurcado de más práticas com a desculpa de que os meios justificam os fins. 

Quem sabe não te caberá a ti um dia  perseguir a utopia? 

  
                                                                           


3 comentários:

  1. Só me apetece dizer, belo,
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Tal qual o seu neto Francisco,também eu não sabia o que é um comunista!Quer dizer, em teoria até que me esforcei,li Marx,Lenine,Trotsky,Rosa Luxemburg,Gramsci,Fidel,Cunhal,Gorki,Camus,Sartre,enfim...........Tive ao longo da vida muitos amigos que se consideravam comunistas,a maioria presumo.Alguns já partiram para a Terra que sempre negaram,tal como eu nego,outros andam por aí ou perdidos de bêbados nas névoas do desencanto,outros,mais expeditos,perderam-se em materialismos não dialécticos,mas mais rentáveis,enfim...........
    O seu poético texto,belo como diz Laura,fez-me bem,desempoeirou-me os neurónios que se ocuparam deste assunto,não sei ainda o que é um comunista,mas julgo que, não poderia ter respondido melhor ao seu neto. JAQUIM

    ResponderEliminar
  3. existe uma semelhança irrecusável entre católicos fervorosos e comunistas, ambos acreditam que um dia o paraíso chegará, na terra ou no céu, não importa, só que ambos acreditam que existe. Bom ANO!

    ResponderEliminar