março 24, 2017

Linda , Just a Journalist




 Na primeira metade do século passado não se considerava inevitável que uma menina continuasse os estudos na Universidade. Na América ou por aqui, a mulher queria-se boa mãe e cuidadora da família independentemente de tudo o resto –  para «elas» não estava estabelecido frequentar a Universidade -  uma questão menor num tempo em que o que lhe competia passava apenas por satisfazer o universo masculino, apresentando-se bela e bem disposta para o que desse e viesse.

Nas camadas menos favorecidas cada filho representava uma ajuda - no trabalho do campo ou no comércio. Nas famílias mais «prósperas», o jovem rebento estaria bem como sucessor do pai na gestão de empresas, na política ou nos quadros militares superiores. Da maior parte das meninas se esperava que fossem mães e donas-de- casa  a quem importaria gerir a criadagem.       Quantas não terão ouvido a máxima  o que importa é saber mandar ?

  A mulher com qualidades  para  ser boa esposa e mãe devia saber  conversar ou dizer banalidades, mostrar-se elegante e bem disposta – A algumas, como ao gato maltês, se exigia que tocassem piano e falassem Francês.

 Ao que parece, o papel feminino nos Estados Unidos  não era substancialmente   diferente.  

 Harvard, Yale e Princeton foram pioneiras  -  a primeira mulher  Professora Titular em Princeton recebeu a carta habitual a informá-la do seu sucesso. A carta começava assim, “Dear Sir”.

Linda Greenhouse ,Universidade de Yale – lançará em Abril Just a Journalist – esperemos até lá para ficar a perceber se o título se refere ao facto de  se sentir  just a journalist  preferindo silenciar os títulos académicos , bem menos importantes do que aquilo que se faz – com gosto  e competência.

Sem comentários:

Enviar um comentário