setembro 30, 2015

Judite e Holofernes -sedução inteligente?









 Quando Judite se apercebeu de que os habitantes de Betúlia estavam prestes a render-se ao exército de Holofernes, general de Nabucodonosor, urdiu um plano que manteve secreto, com um objectivo: salvar o povo de Israel. Planeou uma estratégia e uma táctica. O texto Bíblico não refere que ela tenha seguido as sugestões de deus, ele não lhe indicou os caminhos. Judite invocou-o e decidiu assassinar o general assírio.
Senhor Deus todo-poderoso, lançai agora um olhar sobre o empreendimento de minhas mãos, para a exaltação de Jerusalém!” (Judite, 13,4).
Para atingir o seu desígnio optou por utilizar a arma que possuía – a sedução inteligente.

“Quando Judite acabou de invocar o Deus de Israel (...) tirou o cilício de que estava recoberta, tirou os trajes de viúva (…) fez-se assim extremamente bela, a fim de seduzir os olhos dos homens que a vissem” (Judite 10,8).

Judite induziu Holofernes a pensar que ela estava contra  o  povo de Israel . Apresenta-se perante o general  “ vencida”  e no "temor de deus", de quem os outros receberiam o castigo.

  As palavras de Judite agradaram a Holofernes e a todos os oficiais; admiraram-lhe a sabedoria e disseram: “ De uma extremidade da terra a outra não há mulher como esta, de tão formoso semblante e ponderados propósitos.” (Judite 11,20e 21).

 Tagarelando com Carmo Romão a propósito de um outro trabalho , uma pintura não identificada sobre este mesmo tema, apeteceu-me repescar este post - dos primórdios deste blogue.  

  - E já agora Carmo, conhecendo os homens, terá Judite  também adivinhado o diálogo de Holofernes e Bágoas?
 
Holofernes a Bágoas: “ …pois seria vergonha para nós deixar partir tal mulher sem entrar em relações com ela.” (Judite 11, 20 e 21).

Sem comentários:

Enviar um comentário