janeiro 18, 2011

mais do mesmo


Adivinham alguns peritos que dentro de dias tudo voltará ao normal.

Cavaco Silva voltará a ser o Presidente de todos os Portugueses.

Cavaco voltará a não ter opinião.

A Cavaco não lhe competirá manifestar-se.

Cavaco voltará a nunca se enganar.

Cavaco olhará à sua volta e verificará que ninguém tornou a nascer, nem uma vez, quanto mais duas , mais honesto do que ele.

Cavaco tornará a aparecer na televisão e anunciará ser o garante da democracia, o presidente de todos os portugueses.

Cavaco não fará qualquer operação plástica, pelo que será mais uma vez igual a si próprio.

Os amigos de Cavaco ficarão contentes e descansados. Os inimigos também. 

Ninguém se levantará do chão, nem aquele poeta timorense que disse que nunca se calaria quando lhe pediam um minuto de silêncio pela sua terra.
Cavaco não pedirá nenhum minuto de silêncio por esta pátria, até porque ela, há muito que está silenciada. O silêncio dos bem- instalados, dos filhos dos bem- instalados. O silêncio dos que foram formatados pelos bem–instalados  a não se manifestarem para que os bem- instalados permaneçam instalados. E esta permanência agradará a todos. E será uma permanência ainda mais viscosa do que a de hoje. Nela nos moveremos pegajosamente, gelatinamente  incapazes.

Eu sei que um presidente, qualquer que ele seja, não passa de um presidente.
Eu sei que Cavaco Silva podia não  voltar a ser eleito, ir para casa descansar, dedicar-se à família,  ajudar alguns pobres e outros não , ele lá sabe por quê  , começar a pensar numa estátua em Boliqueime, e deixar-nos a todos em paz. Podia... e  não era a mesma coisa.

1 comentário:

  1. É isso mesmo!Não vejo grande saída para este atoleiro,no entanto,estou convencido de que alguma haverá!
    Não desistir é importante,contrariar a corrente.
    Estou surpreendido com a enorme capacidade de sobrevivência política desta matilha,mas há luzes que se acendem.Fernando Nobre é uma,não pelo projecto político,fraco e confuso,mas mais pelo significado de se ter candidatado.Aparece sem apoios partidários,vem da área de intervenção social,não é um "boy" de ninguém,a ideologia não está à esquerda nem à direita,está intimamente ligado ao sofrimento dos mais carentes,percebe a urgência de mudar o estado das coisas.Abriu caminho à candidatura de personalidades não ligadas à política profissional.

    Mutante

    ResponderEliminar