março 26, 2019

Aquela Bela Aldeia Minhota



 Foi maravilhoso ter tido quinze anos e acordar muitas vezes naquela aldeia minhota.O cenário era o Monte de Sta Tecla e La Guardia; ouviam-se distintamente o repicar dos sinos na margem espanhola.
A capacidade de saber ver,depende principalmente, da idade, disposição e disponibilidade. Não sei pois, se era pela magia dessa idade, que eu podia acordar de um sonho real e mergulhar,noutro menos fugaz, que me permitisse apreciar sem mácula , a beleza das coisas. As manhãs eram quase sempre frescas, envoltas de uma leve bruma, ocultando em parte o solo verdejante. A pouco e pouco , o sol ia-se impondo e surgia a aldeia ridente em toda a sua plenitude;o rio que serpenteava as margens desde Valença, exercia,em tudo,um verdadeiro fascínio e descansava perto!No Largo de São Bento, as mulheres vendiam as solhas e robalos pescados no rio. De vez em quando, ouvia-se o silvo de um comboio, que -  também ele - parecia não ter pressa de se afastar.
Pela tarde desses dias cálidos de Verão, o monte vizinho, emprestava ao rio, tonalidades diferentes. 
À noite, da janela do meu quarto - aberta de par em par - viam-se as luzes das povoações espanholas circunvizinhas; a vila de Caminha e um ou outro barquinho que por lá vogava na faina da pesca.
De vez em quando, com os meus irmãos, fazíamos as nossas digressões pelos pinhais; embrenhavamo-nos, propositadamente,até ouvirmos o chiar de  um ou outro carro de bois carregado de caruma. E era por ele que nos orientávamos no regresso a casa . Entretanto ouvíamos dos mais pequenos ,episódios fantásticos do seu mundo irreal!Eu escutava-os atentamente , não fosse o caso de , por qualquer forma irreflectida , quebrar o encanto.
 Facilmente me irritava quando era contrariada, facto que era explorado de maneira incrível nas suas brincadeiras; por consequência , eu preferia pensar do que agir, não fosse ser alvo de provocação.
 Conservo, ainda hoje ,de forma indelével, a  recordação dessa época.Mais tarde, os matizes com que adornei a minha adolescência, foram substituídos por tons de cinza mais ou menos escuros. Remei contra a maré e habituei.me ás intempéries , cresci. Mas nada poderá esmorecer as saudades contidas , e só hoje expressas, nem a mágoa que sinto de jamais poder acordar , feliz, naquela bela aldeia minhota...
Conceição Mesquita  

Sem comentários:

Enviar um comentário