janeiro 16, 2016

Praça do Império



Viagem aos tons quentes de Moçambique e São Tomé

«Marieta em Lourenço Marques a sentar-se ao piano, a abrir o sorriso numa cumplicidade trocista e a desprender toda a melancolia que não confessava. Tiago tinha trazido uma rosa-do-deserto que ela recebera no seu ar de quem não sabe agradecer o que se espera há muito tempo. – Achas que murcha?- Não, essa nunca acaba.»

Dois homens e três mulheres, num romance com os cheiros e sabores de África, são o mote para Praça do Império, de Maria João Carrilho. Uma trama amorosa, várias histórias de vida, que têm como pano de fundo Moçambique da Guerra Colonial e São Tomé da actualidade. Praça do Império é um romance de estreia de grande qualidade literária de Maria João Carrilho, que foi bolseira da Fundação Gulbenkian e do American Language Institute, serviu bebidas em Bona e burocracias em Lisboa e leccionou em Portugal e em São Tomé.
Praça do Império é o romance onde tudo se passa como se nada se passasse. As batalhas de que não se fala, os silêncios, as palavras proibidas de quem parte à descoberta de si próprio. Alguns atingirão a sua meta, outros ficarão pelo caminho ou farão grandes desvios para fugir à dor, à morte, à prisão. E se a vida só nos der respostas improváveis?

A partir de 20 de Janeiro nas livrarias.

Sem comentários:

Enviar um comentário