abril 09, 2014

"o que está em cima está em baixo"



O espectáculo que Ricardo Pais apresenta no Teatro Joaquim Benite Turismo Infinito,  um dos mais belos a que assisti nos últimos tempos. Pessoa e as palavras, num espaço de perspectiva tão longe e tão perto, fraca expressão, a que encontro para caracterizar um cenário de luz que ora cria em nós a miragem de olhar as palavras num mundo infinito, ora num outro, tão linear quanto estas nossas vidas, de ecrã plano ou de folha negra riscada a branco. 


“Protejam-se contra a tortura da beleza”, diz Lídia Jorge no Prefácio de “Laços de Família” de Clarice Lispector e é o que se sente neste Infinito, bonito demais, tão belo que podes até chorar, mas não por ser triste. Tal como em Lispector, a quem Lídia Jorge chama “parente legítima de Pessoa”. 


  Será por o mundo estar cinzento, que me acontecem estes encontros improváveis, esta aparente dispersão, como se em múltiplas janelas procurássemos a paisagem que nos faz falta. 


“Clarice Lispector uma das raras escritas da qual se sai diferente quando uma vez lá se entrou, como se ela mesma fosse e contivesse em si a oferta de uma revelação surpreendente e por vezes devastadora”, afirma Lídia Jorge e eu penso em Saramago. Tudo por acaso, sucede estar a reler o "Evangelho Segundo Jesus Cristo", a olhar Maria mãe de Jesus, pelos olhos de Saramago, e a pensar, que sorte, ser mulher. E que deus, na sua infinita bondade tenha arquitectado, ao que parece, esta teia de úteros que perpetuam o universo e que, na sua imensa piedade, não tenha abandonado Adão sozinho no Paraíso, coitado .


 "Lugar instável" como Nuno Carinhas classifica o território deste " Infinito, de onde tudo pode rolar na nossa direcção …"

4 comentários:

  1. Pelo que tenho lido aqui e além, tenho pena de não ter lido nada da Clarice Lispector. A propósito do EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO sempre me ocorre aquele episódio a que me faltam as palavras para classificar.Cristo está posto perante o corpo sem vida de Lázaro e é-lhe pedido que o ressuscite! Maria de Magdala diz-lhe então estas palavras que só mesmo o génio de Saramago poderia escrever: Não a faças! NINGUÉM FEZ NA VIDA TANTO MAL QUE MEREÇA MORRER DUAS VEZES!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai gostar da Clarice, de certeza.Lá estão presentes todas as nossas contradições, a inquietude da alma humana deste tempo em que vivemos .

      Eliminar
  2. Vim dar a este espaço andando de link em link a propósito do Tiago Patrício. Deixo aqui o meu registo porque admiro a personalidade de Clarisse Lispector...

    Tanto a ler, tanto a descobrir... :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que vale a pena, procurar, descobrir, guardar na alma o que se gosta - Tiago Patrício , Clarice... tantos outros .

      Eliminar