outubro 23, 2011

portugal sacroprofano

Portugal paralisado, o presidente a perder a fé, o álvaro , o gasparzinho, tão querido parece um bichinho, os jornais, os telejornais, as esplanadas e os cafés, a dívida, a crise, a percentagem, o subsídio, o natal, que daqui a pouco já nem há, nem as crianças senhor, a viver essa fantasia.

Procuro na estante o Homem de que fala o Poeta , os poetas que falam dos homens que valem a pena, alguma cura para o meu desalento.

É que os poetas sabem sempre dizer o que nós queremos ouvir. Percorro o homem de palavra(s). Só porque é mesmo isso que preciso – um homem de palavras, que seja também de palavra.

Vou virando páginas, Os estivadores, não, não me lembro deste. A mim de ruy belo tinham-me ficado na alma , as claras raparigas, o mar, a água e a morte, e sobretudo , esse abandono de deus. Na época, era o que eu queria ler, sim.

Cá está - A esperança que mate esta fome. - “ da vida em que seus gestos principia” conta ele dos “ que compram com o suor a claridade” , garante-me que a natureza é certo muito pode/ mas um homem de pé pode bem mais .

Contudo, o telefonema, e o recado, nem sei se te conte, podes ficar chocada. Um acidente , pergunto eu . Os gémeos, mãe, 22 anos, amavam a música. Não, não tinha sido um acidente, decidiram acabar , os dois juntos . A realidade a suplantar qualquer ficção.

Galopo as páginas com fúria. Poeta , espera por mim. E ele responde-me:

O lugar onde o coração se esconde
é onde o vento norte corta luas brancas no azul do mar
e o poeta solitário escolhe igreja pra casar
O lugar onde o coração se esconde
é em Dezembro o sol cortado pelo frio
e à noite as luzes a alinhar o rio
O lugar onde o coração se esconde
é onde contra a casa soa o sino
e dia a dia o homem soma o seu destino
O lugar onde o coração se esconde
é sobretudo agosto vento música raparigas em cabelo
feira das sextas- feiras gado pó e povo
é onde se consente que nasça de novo
àquele que foi jovem e foi belo
mas o tempo a pouco e pouco arrefeceu
O lugar onde o coração se esconde
é o novo passado a ida pra o liceu
Mas onde fica e como é que se chama
a terra do crepúsculo e do algodão- em - rama
das muitas procissões dos contraluz no bar
da surpresa violenta desse sempre renovado mar?
O lugar onde o coração se esconde
e a mulher eterna tem a luz na fronte
fica no norte e é vila do conde


Mentira, o lugar onde o meu coração se esconde, fica hoje aqui, neste poema, no Portugal Sacroprofano, de ruy belo.





























1 comentário: