setembro 07, 2017

O Padre era nazi!




 Mon Peuple, de Abba Eban .  

 Un Institut du Christianisme national socialiste fut chargé de démontrer que Jésus n’était pas d’origine juive, pg 304 , cap. XX , O Holocausto.  Abba Eban esclarece que «coube a um Instituto do Cristianismo nacional socialista demonstrar que Jesus não era de origem judaica». E prossegue – «Uma equipa de juristas, psicólogos e teólogos meteu mãos à obra para libertar as tradições religiosas de qualquer traço de influência judaica».

Cristo deve ter sido um tipo porreiro, uma boa pessoa. A verdade é que não terá inspirado o senhor padre - cujo nome nem sei –  que me fez o exame do primeiro catecismo e que ficou muito zangado quando  lhe respondi que Jesus Cristo era judeu. Já nessa época gostava de ler coisas para além das cartilhas. Lixei-me. Chorei durante dois dias – afinal não era a menina inteligente que diziam. Nem sou. Essa foi apenas a primeira desilusão.

 Não é que estou mesmo feliz? O que é que pode fazer mais contente uma pessoa do que, muitas décadas vividas, verificar que estava certa, ou que, pelo menos um ser pensante tinha chegado à mesma modesta opinião?  Alguém que escolheu a sinceridade quando decidiu afastar-se da hipocrisia de uma religião que veicula as verdades históricas que lhe dão jeito, que alardeia ser a favor dos pobres conseguindo o milagre de se ter tornado mais rica do que toda a gente? 
 - Ai Cristo, Cristo, vem cá abaixo ver isto! Assim se lamentava um amigo que já lá está, no Paraíso das suas cinzas, a adubar qualquer pedacito de terra.


Sem comentários:

Enviar um comentário