outubro 13, 2013

Caro Papa








Caro Papa,


Não se aflija , haverá sempre mulheres que nunca se ficarão por atribuir à maternidade um papel meramente social, isso era dantes , quando só se podiam fazer bébés com a licença do casamento católico , ou não , ou com o único fim, social – de transmissão da propriedade por via masculina. As mulheres são seres polifacetados que contêm em si diversas qualidades que põem em acção ou simultaneamente, ou “à vez”.


Muito menos procuram as mulheres ocupar os espaços tomados pelo masculino, espaços   de salas frias abertas sobre o poder pelo poder. Se as mulheres desejam o poder é para governar melhor a casa dos deuses e dos homens.

Como a Francisca , que , sem saber como , me dita estes versos que vai fazendo, sobre o mundo e a justiça,  eu não tenho culpa dona maria joão , não tenho culpa. É assim, nos mundos em que as mulheres não têm voz , sentem-se culpadas por sentir, por pensar , e mais ainda por  sentirem o que pensam.
 

  


Alentejo abandonado p’la nossa governação

Tu davas o sal e o vinho e davas azeite e pão

Eu com a fouce  na mão cortei trigo e cevada
Alentejo abandonado davas tudo e nam dás nada

Água da Fonte das Bicas a correr pró chafariz
Cada vez ‘ tamos mais pobres com as leis do   nosso país.

Estes e outros são os versos que a Francisca não tem culpa que lhe venham à cabeça , quando o coração aperta, por um passado difícil, por muita esperança perdida , por um medo maior do que aos netos possa vir ainda a  acontecer .
E cada vinte e cinco de Abril ela clama, chora por essa esperança , a ressuscitá-la.

Oh 25 de Abril , o dia da revolução
Morreu o Salgueiro Maia, foi o melhor capitão.

Ele com seu batalhão
Sempre na linha da frente
Ele combateu p’la gente
P’ra hoje estar tudo estragado

E eu ao cemitério fui, aonde ele está sepultado.

Ai, senhor Papa, senhor Papa , como eu gostava que conhecesse a Francisca Maria, aqui da aldeia de Vaiamonte.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário