julho 03, 2010

Obrigada , Antena Um

Do blogue da minha amiga Metanima, transcrevo com a devida vénia.

Nas voltas que a vida dá , somos por vezes apanhados de surpresa pelos deuses, pelos homens,por nós mesmos.

Nesses momentos redescobres a capacidade para te reinventares.Encontras os teus passos a dirigirem-se ao sítio da regeneração, pelo mar dentro ou montanha acima a matéria de que és feita reage, matando ou expurgando o mal, multiplicando o bem.
Aceitar não significa conformares-te. Aceitar é reagir de forma inteligente .

Há quem veja televisão, telefone aos amigos, à família. Eu gosto de rádio todo o dia . Para já, não interrompes nada do que estás a fazer. Enquanto ouves, cozinhas, tomas banho, arrumas os sapatos no roupeiro, estendes roupa na corda, pões comida a descongelar, temperas a carne , vigias a sopa ao lume, verificas a despensa e apontas o que faz falta em diferentes zonas do post it, pela ordem dos corredores de supermercado que planeias percorrer mais tarde (nem sei como a nossa cabecinha aguenta) e és apanhada a rir sózinha, feita maluquinha .

A TV funciona em ocasiões muito especiais. Imaginem, para quem nunca entendeu nada de futebol, o folhetim da selecção. Delicioso. Não há crise, banca-rota , aumentos de iva, fruta mais cara , contas bancárias em risco.Durante a transmissão do 7-0, tirei uma conclusão filosófica que muito me tem ajudado, até comentei com o marido, 'Tás a ver, moral da história, nunca fazer como a Coreia do Norte - nunca perder o moral. Acabou. Os comentários técnicos para os peritos . Mas da memória das intuitivas não te apagarás tu, santo Eduardo, nem tu miúdo, speedy gonzalez louro , Coentrão.

Não desanimem, pois. Sintonizem a Antena Um. Ele há sempre um Portugalex, para nos animar, para nos rirmos todos os dias , mesmo quando a vontade é chorar por uma república com o seu presidente, hmm , não posso dizer o que aqui lhe chamam,digamos, uma dessas pessoas que não são capazes de andar para a frente nem para trás , se ficam pelas bordinhas das questões, paradinhas nos entremeios de tudo, uma tristeza, para a mulher,coitadinha,a ficar-se pelos Açores.

Mas o que eu nunca perco e peço que não acabe , é aquele programa que infelizmente só dá de 15 em 15 dias, o Debate Quinzenal da Assembleia da República . Ele é o Paulo Portas , ele é o Jerónimo de Sousa, o meu querido, o Francisco Louçã . Quando o oiço ascendo àquele patamar em que me sinto tão bem, entre a realidade e a ficção : O boneco do Contra -Informação ou a voz do Portugalex? Onde estou eu? E o Sócrates, sim senhor , tiro-lhe o chapéu, para quem fez o inglês ao domingo, devia era ter ido para o teatro , aquilo é que teria sido uma carreira...oh sr. primeiro ministro, olhe que a Apolónia mexe mesmo consigo, ah mulher,você fez-se, rapariga valente!

Obrigada, antena um.

1 comentário:

  1. Da Antena1 gosto,também ouço!
    Do resto...estou enjoad...................o!






    ANTENA 1000

    ResponderEliminar