setembro 08, 2009

MITOS de AMOR e MORTE

Ousadia de costumes.

1. Sedução.

Quando Judite se apercebeu que os habitantes de Betulia estavam prestes a render-se ao exército de Holofernes, general dos exércitos de Nabucodonosor, urdiu um plano, que manteve secreto, com um objectivo: salvar o povo de Israel. Planeou uma estratégia e uma táctica. O texto Bíblico não refere que ela tenha seguido as sugestões de deus, ele não lhe indicou os caminhos. Judite invocou-o e decidiu assassinar o general assírio.

Senhor Deus todo-poderoso, lançai agora um olhar sobre o empreendimento de minhas mãos, para a exaltação de Jerusalém!” (Judite, 13,4).

Para atingir o seu desígnio optou por utilizar a arma que possuía – a sedução inteligente.

“Quando Judite acabou de invocar o Deus de Israel (...) tirou o cilício de que estava recoberta, tirou os trajes de viúva (…) fez-se assim extremamente bela, a fim de seduzir os olhos dos homens que a vissem” (Judite 10,8).

Foi Judite que, através da palavra conseguiu convencer os assírios do seu juízo e ponderação, persuadiu Holofernes de que os judeus, durante o cerco, se tinham afastado da sua religião e que mereciam ser destruídos, induziu-os a pensar que, ela achava que o povo de Israel não deveria ter desagradado a Holofernes, razão pela qual se apresentava “ vencida” perante o general e no temor de deus, de quem os outros receberiam o castigo.

As palavras de Judite agradaram a Holofernes e a todos os oficiais; admiraram-lhe a sabedoria e disseram: “ De uma extremidade da terra a outra não há mulher como esta, de tão formoso semblante e ponderados propósitos.” (Judite 11,20e 21).

Conhecendo os homens, terá ela também adivinhado o diálogo de Holofernes e Bágoas?

Holofernes a Bágoas: “ …pois seria vergonha para nós deixar partir tal mulher sem entrar em relações com ela.” (Judite 11, 20 e 21).

Sem comentários:

Enviar um comentário